Pisa Trekking Aventura Levada a Sério

(11) 5052-4085 • (19) 3253-0274

Receba nossos Informativos

Reserve Agora

Voltar

Expedição Serra da Canastra - Travessia Glória x Casca D'Anta

Cód.Roteiro:1471

Convidar Amigo Imprimir

EXPERIÊNCIAS:

  • Trekking

    Trekking

  • |
  • Viagens em Grupo

    Viagens em Grupo

  • |
  • Especial Pisa 30 anos

    Especial Pisa 30 anos

  • |
5 DIAS E 4 NOITES

Nível de dificuldade:

- Intenso -
Valor a partir de:

Sob consulta

Terrestre

Gostou do Roteiro?
Solicite a sua Pré-reserva!

Solicitar

A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática do ecoturismo. Fauna, flora e cachoeiras que variam entre 100 e 300 metros de altura estão protegidas pelo Parque Nacional da Serra da Canastra e são os grandes atrativos e desafios desta região de predominância absoluta do Cerrado. O Parque Nacional é o berço do mais famoso dos rios brasileiros, o Rio São Francisco e habitat de espécies características como tamanduá-bandeira, lobo-guará, veado-campeiro, ema, tucanuçu e o pato-mergulhão. A Serra da Canastra é o lugar onde a natureza também tem gosto de queijo, o Canastra. Desde maio de 2008 o Queijo Canastra é patrimônio cultural imaterial brasileiro, título concedido pelo IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
 

Clique aqui e veja mais fotos!

Pontos de Interesse

- Observação da flora e da fauna existente no cerrado brasileiro
- Adquirir maiores informações desse que é considerado o segundo ecossistema mais ameaçado de extinção do Brasil
- Aprender a respeito da cultura local, pois existe o encontro com localidades e exemplares de construções que preservam características únicas
- Para se banhar nas mais belas cachoeiras e piscinas naturais de Minas Gerais
- Entender mais sobre a magnífica geografia da Serra da Canastra
- Caminhar em trilhas de grande beleza cênica
- Fotografar as maravilhas presentes na região
- 47 km de trekking com mochila cargueira e pernoites em acampamento selvagem

Sobre a Trilha

O roteiro exige um bom preparo físico para aproveitar toda a beleza da região. Todos os dias teremos trekking de 6 a 8 horas, com subidas e descidas íngrimes, por vezes em terreno com muita pedra solta, mas sempre com paradas para contemplação e banhos de cachoeira revigorantes. Durante a travessia cada participante carregará em sua mochila todos os itens pessoais e metade de uma barraca. Não indicado para iniciantes na prática do trekking ou sedentários.

Distancia de trekking: 47 km
Altimetria acumulada: 2.100 m

Dia a Dia

30/05 - 1º Dia - ORIGEM / PASSOS / SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA

Embarque na cidade de origem com destino a Passos e em seguida São João Batista do Glória(traslado não incluso), onde nosso receptivo estará aguardando na Pousada.Chegando ao Glória, vamos te ajudar a finalizar a organização de sua mochila e ajustar os últimos detalhes para a partida. A hospedagem e o jantar desta noite será na cidade, onde terá a oportunidade de comprar algo que por ventura tenha esquecido. Na cidade existem várias opções de lojas e supermercados.
Caso opte em chegar na manhã da partida, o horário máximo será as 8hs da manhã e não existirá a possibilidade de atrasos! De qualquer maneira sua noite na pousada está garantida,  pois isso lhe dará o direito de uso da estrutura no retorno da montanha.
 
Sem refeições inclusas
Pernoite em pousada simples


31/05 - 2º Dia - SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA / ESMERIL / SERRA DO QUILOMBO - 10km trekking

Despertamos bem cedo para o café da manhã e nos deslocamos por 18 km em nosso carro de apoio rumo a comunidade rural do Esmeril,  ponto de partida para nosso primeiro dia. Serão 10,6 km até nosso local acampamento. Seguimos por uma rota conhecida como “trilha do Japonês”, bem antiga, utilizada para o acesso às jazidas de pedra que hoje estão inoperantes. O cerrado, de campos limpos e campos rupestres, predominam neste trecho. Esta noite montamos acampamento no alto da Serra do Quilombo, a 1300 metros de altitude. Terá tempo para curtir um incrível pôr do sol  enquanto preparamos o jantar.

Café da manhã, lanche de trilha e jantar
Pernoite em acampamento


01/06 - 3º Dia - SERRA DO QUILOMBO / VALE DA BABILÔNIA - 12km trekking

Após o café da manhã e desmontar o acampamento, estaremos prontos para iniciar a descida da serra rumo ao vale. A descida acontece por um antigo caminho de tropas, onde antigos viajantes cruzavam a Canastra no chamado “Rasga Saco”. Com visual incrível do vale do Ribeirão Grande e aproximadamente 3 horas de caminhada chegamos ao Vale do Quilombo e em seguida ao Vale da Babilônia, onde será nosso pernoite nesta segunda noite.

Café da manhã, lanche de trilha e jantar
Pernoite em acampamento



02/06 - 4º Dia - VALE DA BABILÔNIA / GALHEIROS - 12km trekking

Seguimos por uma rota conhecida como “Galheiros”, percorrendo o vale formado pelo córrego dos Galheiros, numa antiga trilha com vários trechos de mata e poços de agua cristalina. A vegetação se alterna entre matas, margens de rio, cerrados de campos limpos e campos rupestres. Nas travessias, pelo alto do chapadão, a mata vai dando lugar ao cerrado. Nesta noite montamos acampamento às margens do córrego dos Galheiros, em um local cercado de montanhas. Teremos tempo para um mergulho antes de montarmos acampamento e prepararmos o jantar. 

Café da manhã, lanche de trilha e jantar
Pernoite em acampamento



03/06 - 5º Dia - GALHEIROS / SERRA DO ROLADOR / CACHOEIRA DA CASCA D'ANTA - 12km trekking / ORIGEM

Despertamos bem cedo para o café da manhã em meio as montanhas da Babilônia e desmontamos acampamento, antes de encarar o longo dia com 12km de trekking, mas com paisagens de tirar o folego! Seguimos caminhando pelo vale e começamos a ganhar um pouco de altitude até o alto da serra do Rolador onde já podemos ver os paredões da Serra da Canastra e a imponente cachoeira Casca d’Anta! Entraremos para o vale do rio São Francisco rumo a portaria do Parque Nacional, lá encontramos nosso carro de apoio. Deixaremos as mochilas e seguiremos em trilha até a base da enorme cachoeira. Em seguida retornarmos a cidade, onde teremos a nossa espera um revigorante banho quente e uma refeição para repor as energias. Previsão de chegada na cidade às 16h. Sugerimos o horário do ônibus de retorno para a partir das 18h.
 
Café da manhã, lanche de trilha e almoço
Sem pernoite incluso

 



O que está Incluso

Inclui
- 1 Pernoite em Pousada Simples com café da manhã 
- Traslado em veículo fretado até o início da trilha
- Guia local especializado
- Pensão completa durante a travessia(café da manhã, lanche de trilha e jantar)
- Banho quente e almoço ao final da travessia
- Taxas ambientais
- Seguro viagem
- Brinde Pisa Trekking

Não Inclui
- Transporte Origem/Passos/São João Batista do Glória/Origem
- Despesas de ordem pessoal (bebidas, telefonemas, entre outros)
- Passeios não descritos no roteiro ou opcionais
- Qualquer item não mencionado acima("Inclui")

O que levar

Vestuário
 
- Boné ou Chapéu
- Gorro ou Bandana
- Jaqueta corta vento e impermeável
- Blusa Fleece e segunda pele
- Camisetas leves de preferência com tecido Dry
- Calça para caminhada de tecido leve
- Bota ou tênis para caminhada de preferência já amaciados e com solado adequado para este tipo de terreno
- Meias para trekking
 
Equipamentos Básicos
 
- Recipiente para armazenamento de água.
- Mochila com no mínimo 50 litros
- Saco de dormir
- Isolante térmico
- Lanterna e Pilhas
- Sacos plásticos/estanque proteção da bagagem em caso de chuva
- Saquinho para lixo
- Lenços umidecidos

VOCÊ TAMBÉM VAI CURTIR